Divulgação

“Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele” (Mc 10.15).

A condição para receber o perdão e a salvação é crer no coração e confessar com a boca: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).

Enquanto para sermos salvos precisamos apenas crer e confessar Jesus Cristo Filho de Deus, pois a salvação não é por merecimento, mas pela fé em Jesus Cristo que cumpriu a lei por nós nos livrando das amarras da lei e do pecado, para entrarmos no Reino de Deus precisamos fazer por merecer! Renunciar às velhas práticas mundanas e pecaminosas, purificando o nosso coração de todo pecado, da malícia, da injustiça, da prostituição, de toda maldade e trabalhar fielmente para o Senhor.

Os discípulos perguntaram a Jesus: quem é o maior no Reino dos céus? Jesus, respondendo, disse que, quem não se converter e ser humilde, puro como uma criança, não entra no Reino de Deus: “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus” (Mt 18.3). Os crentes infiéis, injustos, ficarão de fora do Reino: “Ali, haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no Reino de Deus e vós, lançados fora” (Lc 13.28).

Há três grupos de pessoas: 1º: Os incrédulos que não creem em Deus, não têm fé em Jesus Cristo. Os que permanecem nessa condição e morrerem assim, não serão salvos porque não creram. 2º: Os crentes batizados, que confessaram Jesus, mas não se convertem, não obedecem a Deus; este grupo é salvo pela graça, porque a salvação é de graça; é dom de Deus para quem crê; mas não entra no Reino, porque o Reino é para os justos e fieis que obedecem a Deus e fazem a vontade do Pai. 3º: Os crentes em Cristo, que se santificam e trabalham para o Reino; estes, verão a Deus e entrarão no seu Reino.

O Novo Testamento ensina claramente sobre os requisitos para salvação, que é pela fé, bastando invocar o nome de Jesus (Jl 2.32; At 2.21); já, para receber o Reino e entrar nele, é indispensável buscar o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar (Mt 6.33). A salvação é garantida a qualquer um que crê, mas para entrar no Reino de Deus, tem regras, trabalhos, renúncias, santificação; adoração a Deus somente, e amar o próximo como a si mesmo! Para cumprir esses requisitos, exige-se esforço, dedicação e perseverança (Mt 11.12; Lc 16.16; Gl 5.24; Hb 12.14). Deus abençoe!

Por: Eloir Vieira

Comentários