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Golpistas se passaram por atendentes bancários e fizeram a vítima baixar um aplicativo que possibilita o acesso remoto

Uma mulher de 43 anos, moradora de Amambai perdeu R$ 2.000 ao ter seu aparelho de celular invadido por criminosos por meio de um aplicativo de acesso remoto.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima recebeu uma ligação em seu telefone fixo e a partir de então, uma pessoa, que se identificou como Luiz Fernando de Souza, disse que era da área de segurança de cartões de sua agência bancária e que o cartão de crédito da vítima apresentava problemas, pois havia duas tentativas de compras não identificadas nele, sendo uma de R$ 1350 e outra de R$ 530. Ainda nesta conversa com a vítima, o golpista disse que a mulher precisaria ligar no número 0800 724 4770, que estava atrás do cartão para saber como proceder a partir de então.

A mulher de 43 anos então efetuou a ligação e a pessoa que atendeu a chamada, do outro lado, da linha pediu que ela baixasse o aplicativo Any Desk e deixasse o aplicativo do banco aberto e esperasse longe do aparelho celular até que o problema fosse resolvido.

Entretanto, a mulher continuou com o celular e viu que apareceu na tela vários números como se fossem para realizar uma transferência bancária e decidiu desligar o telefone fixo e fechar o aplicativo.

Decidiu então ir até sua agência bancária e lá foi informada de que foram feitas duas transferências de R$ 1999,99 cada. O banco conseguiu estornar apenas uma delas.

Diante disso, ela foi orientada pelo banco a procurar à Polícia para registrar uma ocorrência.

Alerta no site do aplicativo Any Desk

O aplicativo é uma ferramenta muito utilizada nos trabalhos tecnológicos que possibilitam atendimento à distância, porém o usuário deve conhecer.

Abaixo, confira o alerta que há no site do aplicativo:


“Se alguém que você não conhece está pedindo para acessar algum dos seus dispositivos e deseja que você baixe um software específico: tenha cuidado! Você corre o risco de se tornar vítima de um golpe de acesso remoto.

Normalmente, esses criminosos ligam e relatam um computador ou problema relacionado à Internet que detectaram e oferecem ajuda. Eles provavelmente dirão que trabalham para uma empresa amplamente conhecida como a Microsoft ou até mesmo para o seu banco.
Nunca confie em uma ligação que não estava esperando!
Não confie na “ajuda” oferecida que você não solicitou!
Nenhum banco ou empresa pedirá pelo telefone que você faça o download do software!
Os golpistas estão atrás do seu dinheiro.


Se alguém que está conectado remotamente ao seu dispositivo solicitar que você faça login na sua conta bancária ou mostre qualquer senha pessoal, provavelmente é um golpista. Não siga suas instruções! Mesmo se ele disser que você precisa pagá-lo por alegar ter resolvido um problema que você estava enfrentando, não confie nele. Você não pediu a “ajuda” dele.
Se você se sentir desconfortável ou inseguro:

  • Encerre qualquer ligação desligando a chamada!
  • Encerre qualquer sessão remota simplesmente desligando seu dispositivo!”

FONTE: AMAMBAI NOTÍCIAS

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