Prefeitura Municipal de Amambai

Em Amambai, a estrutura do Programa bem como equipe esta vinculada à Secretaria de Assistência Social, sendo executada através do CRAS.

O Mês da Primeira Infância aconteceu de 02 a 31 de agosto de 2021 em todo território nacional e é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, realizada por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), com o objetivo de promover e dar visibilidade à pauta da primeira infância no Brasil durante o mês de agosto.

Ter a primeira infância em foco é uma estratégia inteligente para obter ganhos sociais e até mesmo econômicos, uma vez que ao atender as necessidades existentes de modo satisfatório, significa lançar bases para um futuro melhor. Diversos estudos e experiências internacionais indicam que ações como essa possibilitam a formação de adultos emocionalmente saudáveis e equilibrados.

O Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz é um Programa Federal instituído através do Decreto nº 8.869, de 05 de outubro de 2016 tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 08 de março de 2016, que trata do Marco Legal da Primeira Infância e que tem por objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância que abrande 0 a 6 anos, considerando sua família e seu contexto de vida. Em Amambai, a estrutura do Programa bem como equipe esta vinculada à Secretaria de Assistência Social, sendo executada através do CRAS.

O público deste Programa são gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias.

Os pilares do programa estão pautados nas visitas domiciliares semanais, quinzenais e mensais dependendo da faixa etária e requer a articulação entre diversas políticas setoriais. Para tanto, foi criado o Comitê Gestor Intersetorial (saúde, educação, assistência social, cultura e promoção e defesa dos direitos da criança) no âmbito do Município. Seu intuito é conjugar esforços dos diferentes elencos para gerar o bem-estar das gestantes e crianças abrangidas e viabilizar o suporte adequado as demandas identificadas nos núcleos familiares.

Os objetivos do programa Criança Feliz é colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos entre mãe e filho e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na infância; Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais e Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

O Programa prevê atividades conjuntas com crianças e familiares, de forma a trabalhar a estimulação da mesma, fortalecer vínculos, identificar potencialidades, evidenciar vulnerabilidades e prevenir a ocorrência de situações de risco. Utilizam-se como estratégias, as informações e orientações ao responsável e/ou gestantes e a brincadeira com a criança para estimulação do desenvolvimento psíquico, motor e cognitivo em cada faixa etária, tornando viável a comunicação das crianças com outras crianças e com adultos, e favorecendo a autonomia pela aquisição de novos saberes desencadeados pela ação do brincar e pela interação com os objetos e as fantasias, com as regras das brincadeiras e com os outros sujeitos.

Amambai recebeu a meta de 150 inseridos no Programa e desde a assinatura do termo de Aceite em maio/2018 até a presente data foram realizadas 17.726 visitas domiciliares nas regiões de maior vulnerabilidade como vila Limeira, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antonio, Nhuvera, Alcindo Franco, Indiana, Mangay, São Luiz, Caiuas, Doriane, Cristina, Pôr do Sol, Crepúsculo, Analy, Planalto, dentre outros.

A equipe Do Programa Criança Feliz é formada pela psicóloga e coordenadora Silvia Castellon, Pedagoga e Supervisora Elaine Valenzuela, e cinco visitadores, estagiários de nível superior que executam as atividades domiciliares: Raquel dos Santos, Camila Escobar da Silva, Glauci Lopes Lupatini, Kleiciany da Cruz Soares e Giseli Lourenço Oliveira.

Para comemorar este período do mês da Primeira Infância foram realizadas reuniões com gestantes e lactantes em parceria com a Secretaria de Saúde através dos postos das vilas Limeira, Guape e Mangay para falar de amamentação e sobre os Programa Criança Feliz no município, bem como entrega de panfletos e brindes.

Vale mencionar ainda que o Programa Criança Feliz ganhou o maior prêmio internacional do mundo (WISE Awards) com mais de 817 mil crianças e gestantes atendidas em todo Brasil, sendo o maior programa de visitação domiciliar de atenção à primeira infância no mundo, copiado por diversos países.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE AMAMBAI

Comentários